Estudo aponta diversos benefícios do mel.

atenas-melEstudos feito junto com escolas de medicina apontam os benefícios do mel: a proteção contra osteoporose, câncer de mama e câncer de próstata.

Na placa, em grego, um pedido, se você não puder plantar uma árvore, ao menos não destrua uma e para a sorte de quem vive em Icaria, a natureza vem sendo muito preservada ao longo dos tempos. Uma prova disso é a quantidade de abelhas vivendo nas matas. O fato delas estarem nas matas é uma espécie de atestado de saúde da própria ilha.

São elas que polinizam as árvores frutíferas. E assim, são as responsáveis pela reprodução de tantas frutas que vemos por todo lado na ilha como peras, limões, amoras brancas.

O Globo Repórter visitou uma das regiões mais altas da ilha, em uma floresta de pinheiros. É nesta região que os produtores de mel guardam as suas colmeias, são centenas. No ar, um zumbido constante.

O pai Antonis e o filho Elefterios se dedicam a este trabalho. É preciso cuidado qualquer barulho estranho pode enfurecer o enxame. Eles usam folhas secas para produzir fumaça e colocar as abelhas fora de combate.
Este mel é feito por abelhas que se alimentaram na região dos pinheiros e das flores. É muito suave, não tem aquele gosto pesado, estupidamente doce, que o nosso tem.

Antonis explica que a apicultura está na família há três gerações. E dá muito trabalho. É preciso mudar as colmeias de lugar para aumentar a produtividade. A vantagem é a natureza preservada da ilha. “Não usamos pesticidas o ambiente é como era 100 anos atrás”, garante Antonis Karimalis, apicultor.

Na pequena fábrica, a família mesmo abre os favos em uma máquina. E logo, o líquido dourado é separado da cera na centrífuga. “Nós de Icaria consumimos muito mel, é um alimento básico da dieta dos icarianos. Usamos de manhã no café, é o adoçante principal ainda hoje”, diz Antonis Karimalis.

Os gregos comem em média quatro quilos de mel por ano. No Brasil se come pouquíssimo, menos de 200 gramas por pessoa.

A pesquisadora da Faculdade de Farmácia de Atenas já estudou 150 tipos diferentes de mel. Ela diz que o hábito diário, no lugar do açúcar e do adoçante, traz muitos benefícios para a saúde. “O mel não contém nada químico, porque é exatamente o que as abelhas produzem. Nós fizemos muitos estudos junto com as escolas de medicina e vimos benefícios de longo prazo, para a proteção contra a osteoporose, o câncer de mama e o câncer de próstata”, explica Ioanna Chinou, farmacêutica da Universidade de Atenas.

Ela explica que como o mel é muito doce, a tendência das pessoas é consumir menos, e com isso ganhar menos calorias. “As abelhas vão a muitos lugares da floresta e tomam o néctar das plantas. O néctar contém frutose e outros componentes benéficos que as plantas produzem.

Entre os melhores para a saúde está o mel de tomilho, que é denso, como uma pasta. É ele que a Popi usa no chá de ervas que prepara. Quantos ensinamentos em uma pequena ilha no Mar Mediterrâneo. Popi diz que a vitalidade dela vem da própria natureza, que ela tanto ama. Para resumir, ela diz que a receita é natureza e paixão. Tem melhor?

Acesse o site da Globo.com e confira a reportagem na íntegra:

Fonte: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2014/07/faculdade-de-atenas-aponta-diversos-beneficios-do-mel-para-saude.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?