Fake News: Própolis é a cura para o coronavírus

Shot da Imunidade, composto principalmente por própolis, promete combater a covid-19 e receita viraliza na internet

Em meio à pandemia em que o Brasil e o mundo se encontram graças a alta
disseminação do vírus causador da covid-19, se agarrar a um instrumento de cura é a solução para muita gente. Alguns se seguram na fé e esperam que alguma divindade será a salvação, literalmente, para seu problema, outros se atém à ciência e as suas comprovações práticas e por isso aguardam a vacina e medicamentos desenvolvidos, e ainda outros se agarram às desinformações que circulam pela internet. O perigo das
consequências dessa última alternativa são reais e podem ser fatais, portanto, rever a fonte de informações de origem duvidosa é importante e necessário!

Nos últimos meses, foram circulados nos grupos de Whatsapp vídeos, imagens e textos que abordavam enfaticamente o uso da própolis na cura da covid-19. Essa informação teve tamanha intensidade de repercussão que a demanda por mel e derivados subiu em pelo menos 30% em Minas Gerais apenas em 1 mês, segundo a Federação Mineira de Apicultura (Femap). Essa onda de compartilhamentos sobre a própolis ser um dos ingredientes de uma receita caseira que promete combater a doença causadora da pandemia que o mundo viveu e ainda tem vivido desde o começo do ano até agora, aconteceu pela necessidade que as pessoas têm de encontrarem uma solução com suas próprias forças e conhecimentos empíricos. A receita caseira foi intitulada de ‘Shot da Imunidade’, receita que além da própolis conta com os ingredientes: limão, cravo-da- índia, gengibre, açafrão, entre outros.

É verdade que cada um dos componentes dessa receita milagrosa são super benéficos para a saúde e possuem propriedades para o fortalecimento da imunidade do sistema respiratório. O limão é fonte de vitamina C, revigora as defesas do organismo; o cravo- da-índia é conhecido por ter ação medicinal sendo útil no combate a dores e infecções; o gengibre é naturalmente anti-inflamatório, exerce forte ação na imunidade e, consequentemente, previne doenças e males do organismo; o açafrão, conta com o princípio ativo da curcumina, uma substância que fortalece o sistema imunológico e ajuda estabilizar a microbiota intestinal; e a própolis, não precisa nem de apresentação, não é mesmo? Conhecida no Brasil e no mundo pela sua ação nos sistemas de defesas de forma anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, antifúngica, cicatrizante e melhorando o sistema imune.

Entretanto, apesar de todas essas propriedades contidas na receita que viralizou na internet, a covid-19 é uma doença que ainda está sendo analisada por cientistas especialistas, e todo e qualquer antídoto que seja divulgado sem antes a aprovação da Organização Mundial da Saúde, a OMS, não passa de especulações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?