Nos últimos meses, a energia utilizada pela cooperativa foi solar e os benefícios dessa nova aquisição são impressionantes
A decisão para o projeto, instalação e monitoramento da energia solar na sede da Conap, surgiu a partir do momento em que os custos da energia elétrica se tornaram exorbitantes, passando, inclusive, de 8 mil reais por mês, o que além de gerar prejuízo a cooperativa, gera também impacto ambiental.
Há anos atrás, os custos já eram altos e houve por parte da presidência da Conap, a busca por um orçamento de instalação de energia solar, porém a geração da energia tinha valor elevadíssimo e não compensa a troca. No final de Abril deste ano, o orçamento foi feito novamente, e desta vez a vantagem foi perceptível, logo o projeto foi feito e os resultados já são percebidos em pouco tempo.
A empresa escolhida para a realização do serviço foi a Bro Energy, empresa que tem como objetivo um Brasil mais limpo, sustentável e econômico, pilares que também fundamentam os desejos da Conap. O funcionamento da Energia Solar Fotovoltaica se dá da seguinte maneira:
- Durante o dia, a luz solar é captada pelos painéis;
- O inversor converte a energia de corrente continua (CC) em corrente alternada (CA);
- A corrente alternada é a energia utilizada em lâmpadas, eletrodomésticos, máquinas (energia consumida em sua casa, empresa ou fazenda);
- Imóvel consome a eletricidade necessária;
- Eletricidade não consumida (excedente) é injetada na rede gerando créditos que podem ser utilizados em até 60 meses.
As vantagens da utilização dessa energia já foram percebidas nas últimas contas de luz da sede, essa percepção foi feita na redução do valor em quase 90%. Para a Conap, todo desenvolvimento e busca pela inovação que esteja de acordo com os valores ambientais e sociais são planejados e pretendidos por todos.