Ao longo de toda a história humana encontramos diversas experiências de ajuda mútua e de tentativas de organizar o trabalho coletivo.
Entretanto, o pensamento cooperativo moderno surgiu somente no início do século XIX, com o advento da Revolução Industrial. Nesta época existiam muitas fábricas cheias de operários carregados de problemas e necessidades.
Enquanto as fábricas prosperavam, os operários viviam quase na miséria: baixas remunerações, muitas horas de trabalho, fome, miséria, desemprego, etc. Em meio a todos estes problemas e necessidades comuns, um pequeno grupo de operários resolveram se unir para procurar uma solução. .
Perceberam que só através da cooperação poderiam sobreviver a esta crise. Então, através da união de 28 (vinte e oito) operários e tecelões foi criada a primeira cooperativa que ficou conhecida como “Sociedade dos Equitativos Pioneiros de Rochdale” (uma cooperativa de consumo) em 1844 na Grã-Bretanha.
A Cooperativa tornou-se famosa por projetar os ” Princípios de Rochdale”, um conjunto de princípios de cooperação que fornecem a base para as cooperativas em todo o mundo que operam até hoje.
O modelo utilizado pelos Pioneiros de Rochdale é um estudo dentro da economia cooperativa.